•  

Aos Jovens Estudantes

Brasil terá mil bolsas de estudo para a China em 2013; convênio prevê 5.000 no total

O MEC (Ministério da Educação) e o China Scholarship Council anunciaram, na manhã desta quarta (21), um convênio para a concessão de mil bolsas a estudantes brasileiros em instituições chinesas de ensino superior em 2013. No total, o acordo sino-brasileiro prevê a ida de 5.000 universitário para a China.

As bolsas podem ser de até um ano e oito meses, sendo oito meses destinados ao aperfeiçoamento da língua, nove meses ao estudo acadêmico e, se o estudante se interessar, três meses de estágio.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação), que participou da abertura do evento Diálogo Brasil-China em Educação, reconhece que o interesse do estudante brasileiro ainda está mais voltado para os tradicionais destinos acadêmicos, como Estados Unidos, Portugal, França e Espanha. No entanto, ele acredita que as semelhanças entre os dois emergentes possam ajudar a fazer essa parceria prosperar.

Mercadante seguiu o tom do discurso do consul geral da China em São Paulo, Sun Rogmao. Segundo Sun Rogmao, essa parceria acadêmica fortalece o relacionamento de "elevado nível estratégico".

Evento

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o China Scholarship Council promovem uma feira de apresentação de 60 universidades chinesas nesta quinta-feira (22) em São Paulo. O evento é gratuito e acontece no Memorial da América Latina entre 9h e 18h.

Fonte: Uol Educação.

_____________________________________________________________________________________

Minha opinião sobre o assunto:
Como muitos devem saber, a china é atualmente a 3ª Potencial Mundial, recentemente, abriu o comercio oficialmente para o mundo, 1 terço da população mundial é chinesa, um intercâmbio na china, hoje pode garantir o seu futuro, pois TODO O MUNDO quer exportar para a china.
Eu atualmente trabalho com marketing/exportação em uma industria de alimentos, e sinto uma necessidade enorme de aprender o mandarim e pretendo iniciar em janeiro. Negociar com chineses não é fácil, e é ainda pior quando você não sabe o idioma deles. Saber o idioma deles significa que você tem respeito e aprecia a cultura chinesa, isso é primordial para qualquer negociação com eles.
Se você é estudante e ainda está em dúvida sobre o que pretende fazer, vale a pena pensar sobre isso.

abraços.

@Up

Os B.R.I.C's já tão sendo destaque. Não duvido nada que em alguns anos a china passe a ser a maior potência econômica mundial. E se deus quiser, nós estaremos entre as três primeiras.

O mandarim é a língua mais falada do mundo, não? Pra quem sonha em ser um executivo de sucesso, aprender o mandarim tá se tornando essencial!

Será q n tem uma vaguinha pra mim, lá não? Pra química? hauahuahauhuahauhauahauh'

Wrx'# Escreveu:Os B.R.I.C's já tão sendo destaque. Não duvido nada que em alguns anos a china passe a ser a maior potência econômica mundial. E se deus quiser, nós estaremos entre as três primeiras.

O mandarim é a língua mais falada do mundo, não? Pra quem sonha em ser um executivo de sucesso, aprender o mandarim tá se tornando essencial!

Será q n tem uma vaguinha pra mim, lá não? Pra química? hauahuahauhuahauhauahauh'

e Nois ;..;. Lucas "uhsahash" Será q n tem uma vaguinha pra mim, :grin: :grin:

DaNNN.cfg Escreveu:
Wrx'# Escreveu:Os B.R.I.C's já tão sendo destaque. Não duvido nada que em alguns anos a china passe a ser a maior potência econômica mundial. E se deus quiser, nós estaremos entre as três primeiras.

Opa! to falando sério. Vo conversar com o povo lá da faculdade, pra ver melhor esse trem de mobilidade internacional. Até q me interessa! ;;;;;D

Wrx'# Escreveu:
DaNNN.cfg Escreveu:

Opa! to falando sério. Vo conversar com o povo lá da faculdade, pra ver melhor esse trem de mobilidade internacional. Até q me interessa! ;;;;;D

mesmo que não dê pra fazer o intercambio, seria legal aprender o idioma.
Se você conseguir reunir um grupo de 5 a 10 pessoas dispostas a fazer o idioma e forem juntos se matricular, ficaria bem mais em conta.

No meu trabalho, eu e mais 3 fazemos conversação em inglês com um americano, 2h/semana.
ganhamos quase 40% de desconto nos matriculando junto.

E velho agr que eu to comessando minha vida tenho 16 anos tenho que pensa no meufuturo e isso e uma boa oportunidade de vida pra mim

Jeanfonteles Escreveu:No meu trabalho, eu e mais 3 fazemos conversação em inglês com um americano, 2h/semana.

Tava precisando aprimorar a minha pronuncia em inglês também. Tipo, pra escrever e talz, eu me viro. Mas na pronúncia, eu peco muito! uahauhuahauhauahauh'

Claro, man. Mesmo se n der certo, é muito valioso aprender línguas novas. Conta bastante, na hora de entregar o currículo. Mas o que pesa mesmo no meu curso, é o inglês. Ainda é essencial... ;S

Wrx'# Escreveu:
Jeanfonteles Escreveu:No meu trabalho, eu e mais 3 fazemos conversação em inglês com um americano, 2h/semana.

Tava precisando aprimorar a minha pronuncia em inglês também. Tipo, pra escrever e talz, eu me viro. Mas na pronúncia, eu peco muito! uahauhuahauhauahauh'

Claro, man. Mesmo se n der certo, é muito valioso aprender línguas novas. Conta bastante, na hora de entregar o currículo. Mas o que pesa mesmo no meu curso, é o inglês. Ainda é essencial... ;S

Com certeza... soh tem duas linguagens universais, uma é o inglês e a outra a matemática =)

Osama Escreveu:@Up

Mano o que é isso a primeira resposta logo do tópico um UP? acha que não é flood não mano ?