•  
     

Adeus Windows XP: 8 motivos para você migrar para o Windows 8

O Windows XP, sem dúvida, foi um dos produtos mais bem-sucedidos da Microsoft. Prova disso é que até o ano passado, mais de uma década depois do seu lançamento, essa versão do sistema operacional ainda era a mais usada no planeta.

E o vovô dos SOs mostrou que não é de se entregar fácil. Recentemente, noticiamos que ele ainda é a plataforma mais popular em oito países, incluindo a China e a Coreia do Norte. Contudo, a verdade é que o XP está próximo da sua aposentadoria.

Depois de encerrar suas vendas no ano de 2010, a Microsoft anunciou em 2011 que suspenderá todo e qualquer suporte para essa edição da sua plataforma (bem como seus packs de atualizações) no dia 8 de abril de 2014 – o que foi confirmado pela companhia no início deste ano.

Muitos podem relutar para abandoná-lo, mas é normal que qualquer software evolua e suas edições antecessoras sejam deixadas de lado aos poucos. E, nada mais justo que, após tantos anos oferecendo inúmeros recursos e funcionalidades, o Windows XP possa descansar.

Adeus Windows XP: 8 motivos para você migrar para o Windows 8 (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

O que muitas pessoas têm se perguntado é: quais seriam os problemas de não ter mais o suporte técnico da Microsoft para o seu PC? E que motivos as fariam migrar para o Windows 8? Neste artigo, vamos elencar algumas das justificativas que podem fazer você trocar o dinossauro dos SOs pela versão mais moderna da plataforma.

1. Melhorias constantes
O ciclo de vida do Windows XP chegou ao fim. Por conta disso, ele não ganhará mais packs oficiais que trazem melhorias para o seu funcionamento, como a correção de bugs. Aliás, a partir da data estipulada, a companhia não possui qualquer obrigação de procurar falhas nessa edição do SO.

Em contrapartida, a empresa deve adotar a mesma postura de sanar falhas identificadas que tinha com o XP no Windows 8, liberando atualizações constantes para evitar que seu sistema mais novo deixe você na mão.

2. Mais segurança para você
Dito isso, como você deve ter imaginado, outra consequência inevitável dessa falta de atualização do Windows XP é o aumento nas brechas da sua segurança. Em suma, ele deixará de acompanhar o avanço dos malwares e dos diferentes tipos de ataques maliciosos a que estamos suscetíveis o tempo todo que permanecemos conectados à web, e até mesmo fora dela.



Em contrapartida, com o Windows 8, a integridade e a privacidade das suas informações pessoais ou as da sua empresa (como dados e contatos de clientes — isso sem contar dados de acesso a internet bankings) ficam mais protegidas contra a ação de pessoas mal-intencionadas que tentem obtê-las indevidamente.

Enfim, você não vai querer ficar conhecido na internet por ter tido uma fotografia ou gravação vazada, comprometer as informações dos clientes da sua companhia ou até pior: perceber que a conta bancária da sua empresa apresenta um rombo indevido, vai?

3. Compatibilidade de hardware
Além da inexistência de pacotes de melhorias e de correções de segurança, mais cedo ou mais tarde, o Windows XP também deixará de receber os drivers de novos componentes de hardware e nem ganhará as atualizações dos dispositivos mais antigos que necessitam de aprimoramentos.

Por sua vez, tomando o centro das atenções, o Windows 8 está apto para aguentar os upgrades do seu computador. A mais recente plataforma da Microsoft é compatível com as placas-mãe e as placas de vídeo mais novas que são essenciais para que você consiga jogar os games mais quentes da atualidade e utilize softwares mais pesados, como editores de imagem e vídeo.

Adeus Windows XP: 8 motivos para você migrar para o Windows 8 (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

4. Ajuda profissional
Oriunda dessas possíveis incompatibilidades, há uma grande probabilidade de que o seu PC com Windows XP comece a apresentar problemas de funcionamento. Quando isso acontecer, infelizmente, você não terá mais suporte técnico online ou por telefone da Microsoft para ajudá-lo – auxilio profissional que está disponível no Windows 8, além dos diversos tutoriais específicos para essa versão publicados na página de suporte da companhia, que pode ser acessada 24 horas por dia.

5. Acompanhando o avanço de hardware
Sem poder instalar novos componentes de hardware ou conseguir usufruir do potencial máximo dos dispositivos ainda compatíveis, as chances de o seu computador com Windows XP apresentar um desempenho defasado é enorme – para não dizer que isso é uma certeza.

Na contramão, até mesmo por ser a edição mais atual do sistema, o Windows 8 vai acompanhar o desenvolvimento de todas as categorias de hardware, oferecendo uma performance mais do que suficiente para executar softwares e jogos mais modernos, que em sua maioria se tornam cada vez mais exigentes no tocante a poder de processamento, tanto de cálculos como gráficos.

6. Softwares para todos os fins


Como se isso tudo não bastasse para atrapalhar a sua rotina no Windows XP, a tendência é que muitos desenvolvedores de software deixem de “adaptar“ seus produtos para que eles funcionem a pleno vapor no vovô. Quanto menor for a quantidade de máquinas com essa versão instalada, menor será a atenção dada pelas empresas a ela – o que também é um processo natural.

Um exemplo disso é a suíte Microsoft Office, que no ano passado teve revelada a incompatibilidade da sua edição 2013 em diante com o “dinossauro“ dos sistemas operacionais. Bem longe desse cenário, o Windows 8 conta com uma loja de aplicativos exclusiva e que tem crescido em ritmo acelerado, disponibilizando softwares de todos os gêneros e categorias.

7. Quando quiser e onde estiver
É sabido que o Windows XP tem seu desempenho reduzido quando adotado em notebooks, principalmente quando o assunto é consumo da bateria. Se você já teve um computador portátil, sabe que economia de energia é um fator crucial para a aceitação dos fabricantes e da sua comodidade de trabalhar, estudar ou se divertir onde e quando quiser sem precisar estar conectado à uma tomada.



Nesse sentido, o Windows 8 conta com um gerenciador de energia muito mais avançado e eficiente que o seu ancestral, o qual nos áureos anos de sua existência lidava com outras tecnologias, hoje ultrapassadas.

Além disso, a configuração e a manutenção com redes sem fio acontecem de forma muito mais prática e descomplicada no ainda jovem sistema operacional. Com poucos cliques, você está ligado e pronto para navegar pela web.

8. Upgrade automático
Se você está na dúvida se adquire o Windows 8 agora ou espera mais um pouco, uma informação passada pela própria Microsoft aponta que a hora de comprar a mais recente edição da plataforma é agora.

Isso porque todo PC que possua o Windows 8 instalado terá direito gratuitamente à atualização para o Windows 8.1 a partir de 18 de outubro de 2013 — data de lançamento da futura versão do sistema que já foi confirmada pela companhia. Caso você queira saber mais detalhes sobre a mais moderna plataforma da companhia fundada por Bill Gates, clique aqui.

.....

E você? Ainda usa o Windows XP ou já o substituiu pelo Windows 8? O que levou você a essa troca e quais benefícios percebeu após adotar a versão mais nova da plataforma? Compartilhe suas experiências com a gente e os outros leitores!

Texto publieditorial patrocinado pela Microsoft.




Fonte: Microsoft
 
estou usando o win8 ja vai fazer 1 ano :)
 
Já tem um post desse!
adeus-windows-xp-t35019.html
:)
 
Tópico Já Existente.

Antes De Criar Quaisquer Tópico Use a Ferramenta de Pesquisa Pra saber se o Mesmo Já foi criado.

adeus-windows-xp-t35019.html