•  
     

A Obsolescência Programada!

Imagem


Você sabe o que significa o termo Obsolescência Programada? Segundo o dicionário, obsoleto é tudo aquilo que acabou caindo em desuso, ou seja, é antiquado e já não presta mais, defasado…

Contudo, no ritmo frenético em que vivemos atualmente as coisas acabam mudando rápido demais, o que há um mês atrás era novidade, hoje é algo comum e quem sabe daqui um mês seja arcaico.

O consumismo desenfreado é um dos principais fatores que resulta na Obsolescência Programada, porém ela é almejada veementemente pelo mercado, pois ele tem interesse de nos fazer acreditar que comprando determinado produto teremos tudo aquilo que precisamos até o momento de adquirí-lo.

Posteriormente no mercado surge outro muito mais “moderno e completo”, e você sabe o por quê? Porque eles precisam que nós continuemos comprando mais e que nunca jamais fiquemos satisfeitos, pois não é nada interessante fazer algo de qualidade e que dure bastante, afinal, de onde sairiam os lucros?

Vou dar um exemplo bem prático que acabei vivenciando estes dias, a máquina de lavar aqui de casa estragou depois de dois anos de uso, o engraçado é que minha madrinha comprou uma máquina da mesma marca e na mesma época que eu e a máquina dela também acabou apresentando o mesmo defeito, curioso não?

Na realidade não, pois como já desconfiamos, eletrodomésticos tem um tempo de vida útil bastante reduzido, não porque ainda não foi descoberto uma forma de durar mais, mas porque assim estraga e você compra outro rapidinho que em alguns anos irá precisar trocar de novo.

Imagem


Assim é com tudo, desde a roupa que usamos, pois se ela não é feita de um material _________ logo passara a ser cafona, fora de moda.

Lembro que há um tempo atrás comprei um PC que eu queria sempre ir dando um “up”, mas chegou um momento que nada mais era compatível, se eu queria por exemplo trocar por um HD com mais espaço teria de trocar a CPU toda pois as entradas eram diferentes, e por que será né?

Imagem


Confira um vídeo do vlogger Cauê Moura sobre o assunto:



É longo mas vale a pena!



Imagem




Fonte: Minilua