•  

A dura realidade do Palmeiras

Ainda há chances. Enquanto a matemática der esperanças, o Palmeiras irá sonhar com um milagre. Mas, moralmente, o time já está na segunda divisão. Essa é a dura realidade, meus amigos.

Sei que o torcedor apaixonado vai querer brigar comigo, pode até me xingar no espaço para comentários, mas nada irá mudar o que temos visto em campo. O respiro que conseguiu dar depois da chegada do novo treinador não tinha muito gás. Durou pouco. Houve quem pensasse: "agora vai". Não foi. Ao que parece, não irá.

Os matemáticos colocam em mais de 90% as chances de rebaixamento do Verde. Acho que é por aí mesmo. Pelos confrontos e, principalmente, pelo que tem jogado. Bahia e Náutico, ambos fora de casa, são os próximos adversários. Voltar do Nordeste com os mesmos 26 pontos que o Palmeiras tem hoje na tabela não parece ser algo tão impossível de acontecer. Pelo contrário — é até bem provável. Mesmo se considerarmos que o Palmeiras enfrentará cinco adversários que poderão estar sem maiores pretensões na reta final do campeonato, não imagino que consiga chegar aos 43, 44 ou 45 pontos que dizem ser necessários para escapar da degola.

Em novembro, pegará Botafogo e Fluminense, em casa (seja lá onde isso for). Um sem maiores pretensões, o outro matematicamente campeão — lembrem-se que estamos exercitando a futurologia, nada é definitivo... Depois, visita o Flamengo no Engenhão. Que se não estará lutando por Libertadores, não podemos descartar também que não esteja na briga para sair da ameaça da segunda. O Atlético/GO, em casa, também já deverá estar com seu atestado de óbito assinado. E finalmente, na última rodada lá no início de dezembro, o Santos — que também estará, provavelmente, sem lutar por muita coisa. Dá pra vencer os cinco? Dá. Você acredita? Eu não. São apenas suposições, claro. Tudo pode mudar em duas ou três rodadas nesse campeonato. Mas a verdade é que, hoje, o Palmeiras já namora — não é mais um mero flerte — com a segunda divisão.

Há os que juram que a queda para a segunda divisão traz ensinamentos que jamais serão repetidos. Chegam a dizer que cair para a segundona faz bem. Até concordo. Alguns clubes, depois da queda, voltaram à primeira divisão mais fortes e mais estruturados. Mas não todos. Está aí o Palmeiras que não nos deixa mentir. Parece não ter aprendido na primeira vez. Voltou a cometer erros até bobos e, caso não aconteça um milagre, vai ter que inaugurar o seu belíssimo estádio jogando a segundona.

Claro que vai lotar a nova arena — a segunda divisão, entre outras coisas, também serve para despertar no torcedor aquele sentimento adormecido pelo time. É a hora em que até o mais acomodado entende que é preciso que ele também vá pra guerra. É quase que uma convocação para que todos demonstrem o seu amor. Mas é bom não acostumar o torcedor. Ele não pode ser obrigado a fazer isso periodicamente. Uma hora vai cansar.

Como repórter setorista do Palmeiras, cobri a campanha da segunda divisão em 2003. Foi bonita demais a festa da volta. Tive a alegria de voltar no mesmo voo que o time, após o jogo em Garanhus contra o Sport. O aeroporto de Guarulhos foi tomado pela torcida alvi-verde. Inesquecível. Foi assim também com Botafogo, Atlético/MG, Grêmio, Vasco, Corinthians... Esses times caíram e voltaram pela porta da frente. Com o apoio do torcedor. Como tem que ser.

Boa sorte, Palmeiras. O futuro parece ser sombrio.

Nem lii tudo, mais so sei de uma coisa meu fan , PALMEIRAS VAI PRA SERIE B, e outra, meu tio ta preocupado se no prozimo ano vai subi pra serie A ou se vai ficar mais uns aninhos na B hauhauah
#ADEUSPORCO

kkkkkk sim sim

#ALÔSERIEB

Da nada não pô, nois da a volta por cima, sempre foi assim, não é atoa que é o Time que tem mais titulo do BRASIL ; )

shuauhshuahusaa
iii o porco na serie BBBBB
*-*

Ah então porco série B? Concerteza...ta mais varzia que o time do paysandu..

TO NEM AÍ MEU TIME NUNCA CAIU! LÁLÁLÁ

CHUPEM SEGUNDINOS!

hsuahsuahsuash

DALHEEE INTEEEEER 103 ANOS NA PRIMEIRA DIVISÃO!

e parabéns a Santos, Cruzeiro, São Paulo e Flamengo por nunca terem caído junto com o INTEEEER!

PAAAALMEIRAS ! PAAAALMEIRAS ! PAAAALMEIRAS ! PAAAALMEIRAS ! PAAAALMEIRAS ! PAAAALMEIRAS !

Tem que cair mesmo , So estraga a serie #A , com o palmeiras nela , tem que ir para a serie b no lugar deles ;)
#ADEUSPORCO

O porco na serie B mesmo kkk'