•  
     

10 curiosidades sobre a Lua segundo os estudiosos

Imagem


A Lua é o satélite natural da Terra.

Ela não tem brilho próprio. A luz que vemos nela é a do Sol, refletida na superfície lunar.

Dependendo de sua posição no espaço, temos diferentes aspectos, que são conhecidos como fases da Lua. Quando apenas a face da Lua voltada para o Sol é iluminada, temos a lua nova. Sete dias depois, vem a quarto crescente. Quando o Sol bate de frente e ilumina a face da Lua voltada para a Terra, chegamos à lua cheia. Após uma semana, aparece a quarto minguante.

Sua luz demora 1,25 segundo para chegar à Terra.

Ao redor da Terra, a Lua faz o movimento de translação, que dura 27 dias, 7 horas e 43 minutos. O movimentos de rotação (em volta dela mesma) duram o mesmo tempo.

Durante o dia, a temperatura é de 100ºC na Lua. Lá, não há chuva nem vento, mas o frio chega a -175º C à noite.

O diâmetro médio da Lua é de 3.476 km.

Chama-se de "Lua Azul" a segunda lua cheia de um mês. Esse fenômeno é relativamente raro, ocorrendo a cada 2 ou 3 anos. Como há uma média de diferença de 29,53 dias entre uma lua cheia e outra, ela pode ocorrer no início e no fim do mesmo mês. Só no mês de fevereiro que isso é impossível de acontecer. O nome "Lua Azul" foi dado por um astrônomo norte-americano no século XIX. Curiosamente, ele não é uma referência à cor azul. A expressão "blue moon", em inglês, significa "coisa rara". Portanto, diferentemente do que diz a crença popular, a Lua Azul não tem uma coloração azulada ou um brilho diferenciado.

A Lua tem 4,5 bilhões de anos de idade.

10° Ela está a 385 mil quilômetros da Terra. De carro, esse percurso demoraria 130 dias para ser concluído. De foguete, 13 horas. E, à velocidade da luz, 1 segundo e meio.

Fonte: Gula dos curiosos
 
Que Nada eu ja Tirei um Pedaço da Lua
 
A lua não é tão grande quanto eu imaginava.
 
___,- 175 ºC celoko,kkkkk,agora entendi o pq das roupas enormes kkk